
O Itamaraty e o Ministério da Justiça divulgaram nota conjunta neste domingo (13) em que confirmam que o italiano Cesare Battisti será levado da Bolívia diretamente para a Itália, sem passar pelo Brasil (veja a íntegra da nota ao final desta reportagem).
A TV Globo apurou que o italiano será entregue às autoridades italianas no aeroporto internacional Viru Viru em Santa Cruz de La Sierra, onde Battisti foi preso pela polícia boliviana neste sábado (12).
De acordo com a nota conjunta, Battisti irá diretamente para a Itália, onde “começará a cumprir imediatamente a pena de prisão que lhe foi cominada pela Justiça italiana”.
Antes da divulgação da nota, havia sido anunciado pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, que Battisti passaria pelo Brasil antes de retornar à Itália.
Um avião da Polícia Federal chegou a se deslocar de Corumbá (MS) para a Bolívia para trazer o italiano de volta ao Brasil.
Segundo a nota divulgada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Justiça, “o Brasil ofereceu facilitar o embarque pelo território nacional e devido à urgência foi encaminhada uma aeronave da Polícia Federal brasileira à Bolívia”.
O documento acrescenta que, no entanto, optou-se pelo envio direto de Battisti à Itália.

Sampa, porque äsilado”?