Argentina perde áreas de soja por inundação

Fotos do jornal Clarin

Enquanto a seca afeta grande parte dos cultivos de soja no Brasil – as estimativas de perda são controversas, com números entre 5 e 20% – na Argentina, que sofreu enorme falta de chuva no ano passado, agora algumas áreas ao norte de Buenos Aires, na região de Rosário, sofrem com inundação.

A seca reduziu a produção de soja do ano passado para 37 milhões de toneladas, ante 55 milhões de toneladas inicialmente esperadas.

Cerca de 2 milhões dos 17,8 milhões de hectares plantados com soja, a principal cultura comercial da Argentina, foram danificados pelas fortes chuvas relacionadas ao fenômeno climático El Niño nesta temporada, disseram à Reuters as duas principais bolsas de grãos da Argentina (Buenos Aires e Rosario).

As previsões indicam chuvas contínuas na região, nos próximos dias.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário