
Com 12 equipes, a competição começa neste sábado (19). Além dos rivais Grêmio e Internacional, Novo Hamburgo, São Luiz, Pelotas, Juventude, Brasil de Pelotas, Caxias, São José, Aimoré, Veranópolis e Avenida tentam surpreender.
Nos últimos 60 anos, Grêmio e Internacional só não conquistaram o Gauchão em três edições. Em 1998, o Juventude, à época patrocinado pela Parmalat, foi campeão invicto – foram 12 jogos com sete vitórias e cinco empates
Dois anos depois, o Caxias, em 2000, levantou o caneco sobre o estrelado Grêmio, que tinha jogadores como Zinho, Astrada, Amato, além do jovem Ronaldinho. O time da Serra tinha à beira do campo o técnico Adenor Leonardo Bacchi, o Tite.
O último título do interior veio em 2017, com o Novo Hamburgo. Após eliminar o Grêmio nas semifinais, o Noia – apelido carinhoso dado ao clube por conta da pronúncia alemã Neue Hamburg – venceu o Internacional na final e foi campeão estadual pela primeira vez em sua história. Em 2018, o sonho do bi ficou perto, mas foi interrompido na derrota para o Tricolor Gaúcho na decisão.
O Internacional é o maior vencedor da competição, seguido pelo Grêmio. Além de ser o maior campeão estadual, o Colorado também possui a maior sequência de títulos consecutivos: foi octacampeão entre 1969 e 1976. Na última década, o Inter ganhou seis campeonatos seguidos, de 2011 a 2016.
