Reservatórios hídricos do País ainda esperam um momento melhor com chuvas mais intensas

Serra da Mesa: apesar da redução da vazão em 2018 para apenas 100 m³/segundo, reservatório está muito aquém de sua capacidade média

O reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, responsável por 58,24% da geração de energia do subsistema Nordeste, ultrapassou ontem a marca de 36%, mesmo com a sua vazão – e consequente produção de energia – aumentada em mais de 50%.

O reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, responsável pela manutenção da vazão do médio São Francisco, está com 56% de sua capacidade.

Mas não são todos os reservatórios de geração de energia do País que estão bem: a Usina de Serra da Mesa, no Tocantins, responsável por 17% do subsistema Sudeste/Centro Oeste está com apenas 13% da sua capacidade. Furnas está com 29%.

Fartura mesmo só no subsistema Sul, onde os reservatórios estão acima de 50%.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário