Brumadinho: 65 corpos achados e 292 desaparecidos

Imagem: Globo News

Já são 65 o número de corpos desenterrados da lama, dos quais 35 identificados, depois do quarto dia de buscas em Brumadinho.

Mais de 200 bombeiros de Minas Gerais continuam liderando as buscas.

Alguns corpos são encontrados aos pedaços devido à violência do aluvião que alcançou o vale, o que dificulta ainda mais as buscas.

Está calculado que entre os dias 15 e 20 de fevereiro a água turva proveniente do desmonte da barragem chegará à barragem de Três Marias. O médio e baixo rio São Francisco será então contaminado a seguir, como foi o Doce no caso de Mariana.

Como estamos em época de chuvas e a vazão do São Francisco já ultrapassa 1.500 m³/segundo, os danos devem ser menores. Chuvas intensas na região metropolitana de Belo Horizonte podem no entanto contribuir para uma contribuição maior dessas águas poluídas por minérios e outros metais.

Os riscos de contaminação não devem ser minimizados, principalmente pelo fato de que viajarão junto com as águas compostos orgânicos, inclusive aqueles oriundos da decomposição de vítimas e de animais.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário