Entre os 100 melhores, quantos livros você leu?

Um desafio literário se espalhou pela internet e deixou leitores ao redor do mundo com a pulga atrás da orelha. De acordo com a brincadeira, ninguém leu mais do que seis livros de uma lista que reúne 100 obras, composta em sua maioria por grandes clássicos da literatura, como “Orgulho e Preconceito” (1813), de Jane Austen; “O Sol é Para Todos” (1960), de Harper Lee, “Hamlet” (1609), de William Shakespeare; e até a Bíblia Sagrada.

Apesar de levar o nome da BBC, o desafio não tem nenhuma relação com a emissora britânica. Provavelmente, a lista de livros foi apenas baseada no resultado de uma pesquisa feita pelo veículo em 2003, que listou os 100 melhores romances de todos os tempos. Para não deixar os brasileiros de fora do desafio, a Bula criou uma versão em português da lista, mantendo as mesmas obras da lista original. Para participar do desafio, basta contabilizar os livros que você já leu, que de acordo com os criadores, dificilmente somarão mais do que seis títulos. De Jéssica Chiareli.

Confesso que li mais de dez destes livros, mas também abandonei, no meio do caminho ou bem no início dele, umas 15 dessas obras. Quem leu “Ulisses”, de James Joyce, de cabo a rabo?

Entretanto “Amor nos Tempos de Cólera”, “Cem anos de Solidão” e “Nada de Novo no Front” são obras que você não consegue parar de ler, apesar da dimensão. “1984”, um libelo contra o stalinismo também é uma obra instigante, ainda mais agora que os deputados do PSL querem instalar nas ruas o “Big Brother” da China ( a expressão é originária do livro e não da Globo, distraído).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário