Meteoro passará perto da Terra nesta terça-feira. E super Lua promete espetáculo.

Com uma velocidade estimada de quase 49 mil km/h, corpo celeste passará a 384.400 quilômetros do nosso planeta. Á distância é considerada um arranhão, se levarmos em contas as distâncias do espaço cósmico.

Segundo a Nasa, a proximidade é considerada segura, pois só há riscos se o corpo celeste passar a pelo menos 74 mil quilômetros de distância da Terra.

Nenhum humano morreu atingido por meteoritos ou seus efeitos nos últimos mil anos, de acordo com cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial norte-americana.

Como reportado pelo ‘Daily Mail’, o meteoro tem pouco mais de 85 metros, enquanto o Big Ben mede cerca de 96 metros.

A maior super Lua antes de 2026

Nesta terça-feira (19), cidades de todo o mundo poderão apreciar no céu a maior superlua do ano de 2019. Isso porque o evento ocorrerá no momento em que a Lua estará na fase cheia.

Segundo a União Astronômica Italiana (Uai), o fenômeno acontece quando a Lua está à uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu – ponto da órbita em que um planeta está mais próximo da Terra – da sua órbita.

Nesta data, a Lua atingirá o perigeu a 356.761 quilômetros da Terra, às 9h03. No entanto, às18h17, a Lua irá aparecer maior do que é habitual, tanto pelo fenômeno, quanto por estar próxima do horizonte, o que garante um “efeito extra de ampliação”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário