
A criação do Programa Fala Bahia pelo governador Rui Costa foi elogiada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo deputado Antônio Henrique Jr. (PP).
Em moção de aplausos apresentada no Parlamento, o legislador observou que a Bahia possui todas as sedes municipais atendidas com telefonia móvel, conforme obrigação estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para as operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SM).
Entretanto, acrescentou, ainda não existe esta obrigação para as localidades na zona rural, ainda que apresentem maior número de habitantes que a sede do município. “Para suprir esta lacuna e beneficiar as localidades rurais não cobertas com sinal de celular, o governo criou o programa Fala Bahia, através da concessão de crédito de ICMS às operadoras de telecomunicações”, destacou Antônio Henrique Jr.
No documento, o deputado reforçou que o programa tem o objetivo de democratizar a telefonia celular, que é uma importante engrenagem para o crescimento de grandes, médias e pequenas localidades. Para o parlamentar, a telefonia celular não só promove o desenvolvimento interno do comércio em geral, “como também agiliza o atendimento nas áreas da saúde, segurança pública, educação, entre outras áreas”.
Segundo Antônio Henrique Jr., atualmente em fase de licitação, o Programa Fala Bahia vai atender a 88 localidades de diversos municípios em todas as regiões do estado, incluindo o oeste da Bahia, beneficiando as localidades de Missão do Aricobé no município de Angical, São Manoel, no município de Correntina, São José do Rio Grande e Cariparé, no município de Riachão das Neves e Porto Novo no município de Santana, “localidades essas, inclusive, fruto de diversas solicitações de nossa ação parlamentar”.
