Infâmia: milhares de menores separados dos pais na fronteira do México foram abusados

A matéria é da CBS News. Veja mais clicando aqui.

Washington – Milhares de crianças migrantes supostamente sofreram abuso sexual enquanto estavam sob custódia do governo dos EUA nos últimos quatro anos, de acordo com documentos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) divulgados terça-feira pelo deputado democrata da Flórida, Ted Deutch.

De acordo com os documentos , mais de mil denúncias de abuso sexual contra menores desacompanhados sob custódia do HHS foram reportadas às autoridades federais a cada ano fiscal desde 2015. No total, entre outubro de 2014 e julho de 2018, 4.556 denúncias de abuso sexual foram denunciadas ao Escritório de Refugiados. Reassentamento (ORR) – uma agência do HHS encarregada de cuidar de menores migrantes desacompanhados.

Crianças separadas dos pais, enjauladas e abusadas sexualmente na Pátria da Democracia.

 Outras 1.303 reclamações foram recebidas pelo Departamento de Justiça entre os anos fiscais de 2015 e 2018, mas não está claro se essas reclamações se sobrepõem àquelas relatadas à ORR.

Os documentos oferecem um retrato fragmentado das alegações de abuso sexual. Os números gerais das alegações relatadas à ORR não revelam informações específicas sobre o suposto autor, que pode ser alguém desconhecido da criança, outro menor desacompanhado ou um cuidador em uma instalação nos EUA. Por outro lado, os dados das denúncias relatadas ao Departamento de Justiça fornecem informações específicas sobre quem foi o suposto agressor.

Os documentos revelam que, nos últimos quatro anos fiscais, em 178 casos relatados ao Departamento de Justiça, foi relatado que cuidadores adultos em instalações nos EUA abusaram sexualmente de menores migrantes. Mais especificamente, houve 49 denúncias de abuso sexual envolvendo cuidadores adultos em instalações nos EUA relatadas ao Departamento de Justiça nos dois anos fiscais de 2017 e 2018.

“A gravidade aqui é uma ocultação sistemática de crianças sendo abusadas sexualmente, crianças sendo expostas a esse tipo de ato”, disse o deputado democrata da Califórnia, Lou Correa, à CBS News na tarde de terça-feira, ao deixar uma audiência do Comitê Judiciário da Câmara sobre a separação da família Trump. política perto da fronteira sudoeste.

Correa disse que o governo tem a responsabilidade legal de impedir que crianças sob sua custódia sejam abusadas ou prejudicadas e acusou a administração Trump de um “encobrimento sistemático”. O democrata da Califórnia disse que o governo documentou essas alegações, mas não conseguiu elevá-las aos níveis mais altos da administração. Foi somente quando os democratas da Câmara solicitaram os documentos em janeiro que o governo revelou as estatísticas, acrescentou.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário