Avaliação positiva de Bolsonaro continua em queda

Bolsonaro está nos Estados Unidos e irá se encontrar com Donald Trump hoje.

A avaliação positiva do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) diminuiu de 40% para 37%, segundo dados divulgados pela pesquisa mensal da XP Investimentos, feita em parceria com o Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe).

O índice está dentro da margem de erro, que é de 3,2%. Já o grupo que avalia a gestão ruim ou péssima subiu de 17% para 24%.

Os números foram divulgados hoje (18) e apontam ainda a queda na expectativa de um mandato com gestão positiva: de 60% para 54%. Já os que esperam uma administração ruim ou péssima subiram de 15% para 20%. A pesquisa ouviu mil entrevistados, de 11 a 13 de março.

A pesquisa também avaliou os efeitos da divulgação do vídeo que ganhou o apelido de “golden shower” nas redes sociais do presidente.  As imagens sexuais que Bolsonaro compartilhou no Carnaval chegaram ao conhecimento de 72% dos entrevistados. 59% a julgaram inadequada, ante 27% que a acharam adequada.

Para 64% dos entrevistados. é necessária uma mudança no sistema de aposentadorias. O número é o mesmo da pesquisa do mês passado.

De quatro categorias de propostas de mudanças na reforma da Previdência — idade mínima; servidores públicos; policiais, bombeiros e professores; e militares —, a que enfrenta maior resistência é a fixação de idade mínima: 51% concordam, enquanto 46% discordam do mecanismo.

A dos militares é a que tem menor resistência. Apenas 29% discordam de mudar as regras para os fardados, ao passo que 55% apoiam.

Bolsonaro não está preocupado com pesquisas. Suas preocupações agora são defender o muro de Trump, permitir a entrada de norte-americanos no Brasil sem visto, livrar-se de uma parte do território pátrio em Alcântara, vender aeroportos que custaram mais de R$6 bilhões por menos da metade do preço e, se possível, livrar a cara do filhote senador dos problemas no Rio de Janeiro.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário