Deputado articula ações para fortalecer cadeia produtiva do leite no Oeste

O desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, de modo estruturado e sustentável, é condição imprescindível para a instalação de uma indústria de grande porte na região oeste, que fomente a produção leiteira como fator de geração de renda, emprego e desenvolvimento social de pequenos, médios e grandes produtores.

Foi com este objetivo que o deputado Antonio Henrique Júnior solicitou uma reunião, na terça-feira (26), para tratar do tema com o vice-governador e secretário de desenvolvimento econômico da Bahia, João Leão.

“Os nossos empresários e pecuaristas estão interessados no desenvolvimento tecnológico para produção de leite em escala industrial. Estamos trabalhando para que o governo contribua, no que for necessário, para o fortalecimento desse setor tão importante para a economia baiana”, afirmou o deputado.

Convidado especial, Francisco Zuza de Oliveira, conselheiro administrativo do grupo Betânia, maior laticínio do nordeste brasileiro, demonstrou otimismo com a potencialidade do oeste baiano, considerando viável a instalação de uma indústria de leite e derivados, na divisa de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, desde que haja uma produção de leite, em base tecnológica de irrigação em pivôs, que assegure a oferta regular de leite para o processamento industrial.

Participaram do encontro: os prefeitos Termosires Neto (Formosa do Rio Preto) e Gilvan Pimentel (Catolândia); Humberto Miranda de Oliveira, presidente da Federação de Agricultura da Bahia; o empresário Antônio Balbino Neto, da Associação de Criadores de Gado do Oeste da Bahia; Ubirajara Zapponi, coordenador do Projeto Leite Oeste Bahia; Paulo Baqueiro, representante da Cooperleite e Seagri/Bahia; Baltazarino Júnior, coordenador regional da CAR, e o vereador Netinho (Formosa).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário