Energia eólica do Nordeste atende maior parte do consumo na Região

Os mais de 7 mil aerogeradores espalhados pelo país em 601 parques eólicos somaram em abril 15 GW de capacidade instalada, superando os 14 GW da Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas de Três Gargantas, na China (18 GW).

Por vezes, a energia eólica produzida no Nordeste é suficiente para abastecer toda a região sozinha, ou até mesmo gerar excedente, que é exportado para a rede.

Foi o que aconteceu no último dia 13 de novembro, um domingo, às 9:11h da manhã. Naquele momento os ventos nordestinos geraram 8.920 MW, superando a demanda de energia naquele momento de todos os 9 estados da região (104% da demanda).

Além do recorde instantâneo, registrou-se naquela data o pleno abastecimento de energia de todo o Nordeste (pelo período de duas horas) apenas com os parques eólicos.

A informação é de André Trigueiro, no blog Natureza, do G1.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário