Bolsonaro corta orçamento do Exército quase pela metade. E Paulo Guedes anuncia o fim do FUNDEB e do SUS.

Bolsonaro e Guedes, dois perdidos numa noite suja.

Além de cortes nos Ministérios de Educação e Saúde, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) informou nesta terça-feira (07) a militares que haverá também uma redução no orçamento das Forças Armadas.

Segundo a colunista Miriam Leitão, do jornal O Globo, o corte será de 43%. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, pontuou que terá que ser buscada uma saída, mas os chefes militares presentes saíram da reunião pessimistas.

“Nem no governo do PT aconteceu um corte desse tamanho”, afirmou um dos generais presentes.

Por seu turno, o super ministro Paulo Guedes, anuncia que está pronta a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que implantará a desvinculação geral do orçamento.

Isso significa retirar do atual texto constitucional a vinculação para a Educação no orçamento da União, (18% da receita de impostos), abrindo espaço para que o mesmo se faça em relação aos Estados e Municípios ( 25% no mínimo), além de facilitar o fim das vinculações para a saúde, hoje em 15% da receita corrente líquida nos termos da Emenda Constitucional 86.

Isso em palavras mais esclarecedoras significa o fim do FUNDEB e do SUS.

Pobre que se vire para educar seus filhos e para pagar médicos particulares.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Bolsonaro corta orçamento do Exército quase pela metade. E Paulo Guedes anuncia o fim do FUNDEB e do SUS.”

Deixe um comentário