Inflação cede pouco. Com crescimento reduzido, estamos chegando à estagflação?

Moradores de rua em Buenos Aires. A Argentina , apesar das crises cíclicas, nunca esteve numa situação de tanta miséria como agora.

Estagflação define-se como uma situação típica de recessão, ou seja, diminuição das atividades econômicas e aumento dos índices de desemprego, além da inflação, ou seja, que pelo método científico-econométrico retirem-na da chamada “estagnação” ou “armadilha da liquidez”. Essa é a definição encontrada na wikipédia.

Com a indústria freando de maneira intensa – perdeu 10% da atividade no primeiro trimestre do ano – e o setor terciário – comércio e serviços estagnados – o próprio Governo não tem como investir dadas as sucessivas quedas de arrecadação.

A borrasca de uma recessão completa já dá sinais no horizonte. Assim como aconteceu na Argentina.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário