Para consultoria, Brasil colheu mais que o indicado pela CONAB

O montante atual de 118 milhões de toneladas representa um recuo de 2,9% se comparado à safra anterior e é mais elevado que o previsto pela Conab.

A colheita da soja já terminou no país, pelo menos nos grandes estados produtores e, os números finais de produção ainda estão sendo apurados. A própria Companhia Nacional de Abastecimento, (Conab) soltou recentemente seu 9º levantamento de um total de 12, estimando uma colheita de 114,8 milhões de toneladas. Já a consultoria Safras & Mercado prevê um montante bem maior, de 118,2 milhões de toneladas.

Segundo o analista Luiz Fernando Gutierrez, a consultoria fez ajustes finos em áreas e produtividades desde o último relatório. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.464 quilos por hectare para 3.270 quilos.
Algumas áreas até recuaram um pouco frente à estimativa anterior, mas as produtividades compensaram. Com isso o destaque positivo ficou com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que colheram produtividades recordes.

“Os destaques negativos consolidados ficaram com o Paraná e o Mato Grosso do Sul, que sofreram fortes perdas produtivas devido ao clima irregular registrado ao final de 2018 e início de 2019 em grande parte de suas lavouras”, completa o analista. Do Canal Rural.

Os Estados Unidos, ainda o maior produtor mundial, colheu 123,6 milhões de toneladas no ano passado. No entanto, neste ano, com dificuldades no plantio por excesso de chuvas, a colheita não deverá ultrapassar 113 milhões de toneladas, o que consolidaria o Brasil como o maior produtor mundial.

Na realidade, a lavoura brasileira torna-se importante para a economia norte-americana pela grande exportação de tecnologia: sementes, defensivos, licenças para fabricação de máquinas e implementos e controle das fontes de fertilizantes.

A produção de proteínas animais e componentes de outros alimentos e até de produtos tão prosaicos como o sabão em pó tornam a produção mundial de soja cada vez mais importante, principalmente com o crescimento populacional que já atingiu 6,9 bilhões de pessoas, mesmo que a taxa de crescimento esteja em declínio para 1,2%.

De qualquer maneira a população mundial cresce 82 milhões de pessoas ao ano, o dobro da população argentina, por exemplo.  

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário