FGTS e PIS/PASEP podem dar alento à economia, tão depauperada.

Com a liberação de dinheiro do FGTS e do PIS/Pasep, governo decidiu dar alguma atenção aos desempregados e aos empresários atolados na crise, escreve o Estadao no editorial.

Assunto é destaque de todos os jornais. A medida  pode fazer economia crescer 1,1% em 2019.

O Globo diz que alternativas em análise chegarão a até 35% do saldo em contas ativas de menor valor.

O governo decidiu autorizar trabalhadores a sacar dinheiro de suas contas do FGTS. O montante a ser liberado pode chegar a R$ 30 bilhões.

O presidente Jair Bolsonaro deve bater o martelo ainda hoje, escolhendo entre duas alternativas que estão sobre a mesa: liberação apenas de recursos de contas inativas, como no governo Temer, ou também de contas ativas.

Neste caso, os percentuais oscilariam de 10% a 35%; quanto maior o saldo em dinheiro, menor o percentual. Os saques ocorreriam no mês do aniversário do trabalhador. A liberação tem o objetivo de estimular o consumo e a economia.

Eu me pergunto onde foi parar o plano de construir habitações populares para alugar aos sem teto. Onde foi parar a construção naval, a indústria pesada, as melhorias em estradas e infraestrutura, as desonerações do combustível?

O Governo parece congelado e nada parece demovê-lo da campanha de 2018, caçando petistas em órgãos públicos.

No inglês de Eduardo Bolsonaro e Joel Santana, “that’s the fundo of the poço.”  

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário