
Inaugurada em julho de 2017, a Feira da Agricultura Familiar completa dois anos de atividades, gerando emprego e melhorando a vida dos agricultores familiares
Em apenas dois anos de atividades, a Feira da Agricultura Familiar de Correntina, cidade situação na região Oeste da Bahia, ampliou a variedade de produtos e a quantidade de agricultores cadastrados. A Feirinha, como todos chamam carinhosamente, conta com 330 feirantes e um faturamento mensal de cerca de R$ 400 mil. Os dados são da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que contabiliza uma movimentação financeira de mais de R$ 100 mil toda quarta, dia da realização da feira na praça do Mercado Velho, no centro da cidade.
Para comemorar a data, a Prefeitura realizou a segunda edição da Festa da Agricultura Familiar, comemorando os 2 anos da Feira dos pequenos produtores rurais. O evento, realizado nesta quarta-feira (24), contou com uma programação ampla, contemplando palestras, exposição de animais, estandes com máquinas agrícolas e de artistas locais, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, apresentação da Quadrilha Gonzagão e do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC).
A animação da festa ficou por conta de Di Paullo e Paulino, que fez a multidão cantar e dançar os sucessos da dupla.
Participaram das comemorações, o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, lideranças políticas locais, o deputado estadual Fabrício Falcão e o deputado federal Daniel Almeida.
O prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila) tem dedicado o mandato para desenvolver projetos de valorização do homem do campo, com a geração de emprego e renda nas comunidades rurais. “A Feira é apenas uma parte dos investimentos que estamos promovendo para melhorar a vida dos nossos produtores rurais. A feira tem tem produtos de qualidade que estão transformado a vida dessas pessoas e levando mais saúde para a mesa da famílias correntinenses”, afirmou o prefeito.
O secretário estadual João Carlos Oliveira afirmou que Correntina desponta com cidade modelo para o Estado da Bahia na Agricultura Familiar. “Saio daqui e vou dizer ao governador que é em Correntina que está a grande transformação, onde o povo dá o exemplo que precisa ser seguido por todos os municípios da Bahia”, frisou o secretário que chegou cedo e acompanhou o prefeito Maguila na feira, conversou com os feirantes, e ficou surpreso com a diversidade da produção e a expressão da Agricultura Familiar em Correntina.
Com mais dois grandes investimentos no município que vão ampliar a produção rural, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, anunciou a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Leite na região de São Manoel e a implantação de Unidades de Produção Agroecológica em Correntina. “Nós estamos aqui para trazer mais investimentos. Vamos ampliar o Programa Mais Leite para incluir mais produtores e garantir a produção de queijos, manteiga, iogurte no município, trazer uma unidade de beneficiamento de ovos, melhorar a infraestrutura do abatedouro de frangos e ajudar o prefeito Maguila no aumento da produção da agricultura familiar”, destacou o diretor-presidente.
Novos investimentos
O prefeito assinou novas ordens de serviços e autorizou a realização de licitações de mais obras no município. Ao todo, já existem 20 grandes obras em andamento e as novas autorizações transformam Correntina numa cidade em pleno desenvolvimento, com obras importantes na cidade e na zona rural.
-
Segunda etapa de ampliação e revitalização da Orla
-
Pavimentação de ruas complementares do Bairro Itamarana e São Lázaro
-
Construção da nova escola da comunidade de Arrojelândia
-
Construção da nova escola da comunidade de Aparecida do Oestes
-
Construção da escola-creche em Bom Sucesso
-
Construção do Ginásio de Esportes do Caruaru
-
Construção da nova escola do Setor Dourado
-
Construção da nova escola do Bairro São José
-
Aquisição de uma camionete para a Guarda Civil Municipal
-
Compra do segundo carro para o Conselho Tutelar
-
Instalação de noves academias ao ar livre na cidade
-
Terceira etapa da construção da Unidade de Beneficiamento de Cana-de-açúcar em Jatobá
-
Cadastramento de mais produtores no Programa Mais Leite
-
Ampliação do Programa Quintal Produtivo para criação de frangos e produção de ovos
