China suspende compras nos EUA e Brasil precisa aproveitar a chance.

Carne barata e com boi criado a pasto, chances de bons negócios com os chineses.

A China suspendeu as compras de produtos agrícolas dos Estados Unidos diante do aquecimento das tensões entre os dois países, informou nesta segunda-feira (5) a agência de notícias Bloomberg.

O governo chinês pediu às estatais que que interrompam suas aquisições de produtos agrícolas dos EUA. Mais do que isso, as esmagadoras de soja do país que foram isentas da tarifação sobre a oleaginosa dos EUA também pararam suas compras diante das incertezas sobre o futuro do conflito.

O movimento chega junto do que parece ser o início de uma guerra agora também cambial, com a nação asiática resolvendo responder ao último movimento de Donald Trump de forma diferente dessa vez.

Pela primeira vez em mais de dez anos, permitiu que o yuan rompesse a marca de 7 por dólar, registrando seu mais baixo patamar neste intervalo.

O movimento, segundo explicam especialistas, intensifica a guerra comercial e mais do que isso responde à última acusação do presidente norte-americano de “manipulação da moeda” pela nação asiática.

Só nos resta agora confiar nas nossas autoridades, para que saibam aproveitar o nicho e a chance de aumentar os produtos primários e transformados, substituindo as exportações ianques.

A crise gerada pela peste suína africana, que dizimou os rebanhos chineses, já implementou as exportações brasileiras de carnes de porco, de aves e bovina.

Cotação em alta no Oeste baiano

A soja foi comercializada hoje a R$70,50 a saca de 60 quilos. O milho caiu para R$30,00, favorecendo agropecuaristas da Região.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário