Vereador pede instalação de CPI para apurar abuso de Saúde em Luís Eduardo Magalhães

Nesta terça-feira (6), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, o vereador Kenni Henke colocou em pauta o Requerimento nº 005/2109, de sua autoria, que pede a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar as denúncias no uso irregular da Saúde no Município.

O requerimento contou com assinatura de cinco vereadores; Filipe Fernandes (DEM), Nei Vilares (PP), Kenni Henke (DEM), Silvano Santos (PTC) e Márcio Rogério (DEM).

O vereador, que já havia feito uma denúncia ao Ministério Público no dia 13 de junho de 2019, sobre o assunto (relembre aqui), deseja que os fatos sejam apurados e os responsáveis pelos abusos sejam punidos.

Conheça o caso
Após receber uma denúncia sobre o uso indevido da Saúde Pública no Município de Luís Eduardo Magalhães, o site Veja Política apurou algumas informações e constatou o envolvimento do Secretário de Finanças Ricardo Schettini Knupp, braço direto do prefeito Oziel Oliveira (PDT).

A denúncia era de que o Secretário Municipal de Finanças, Ricardo Schettini Knupp, haveria solicitado a médicos contratados pelo município que realizassem um procedimento cirúrgico em sua filha, Marcela de Oliveira Schettini Knupp, que também é servidora municipal, nomeada em cargo comissionado (relembre aqui).
Nada de anormal até aí, se não fosse o tipo de cirurgia que foi realizada e tempo recorde entre a marcação e o procedimento: apenas 17 dias.

A cirurgia, realizada na filha do braço direito do Prefeito, foi um procedimento estético, ou seja, uma cirurgia plástica, realizada pelos cirurgiões na Maternidade Municipal Gileno de Sá.

Ministério Público apreende documentos do Gileno de Sá
Após a grande repercussão na imprensa sobre o uso irregular da saúde pública em Luís Eduardo Magalhães, a 4ª Promotoria de Justiça do Município apreendeu, no dia 10 de julho, documentos e computadores nas salas administravas do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Gileno de Sá (relembre aqui).

No dia 11 de julho o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, instaurou sindicância investigativa para apurar os fatos noticiados pela imprensa, conforme portaria 44/2019.

Caso vai para da Delegacia
O radialista José de Arimatéia Brazil, conhecido como Bambam, prestou queixa hoje (15), na Delegacia de Polícia de Luís Eduardo Magalhães, contra o Sr. Ricardo Knupp, secretário municipal de finanças, onde se afirmou ter sido ameaçado e difamado (relembre aqui).

O radialista Bambam conta que foi reconhecido pelo Sr. Ricardo Knupp quando se encontrava no interior de uma loja de materiais de construção, no bairro Jardim Imperial. “Eu estava numa loja quando fui abordado pelo secretário municipal de forma ameaçadora. Eu não acreditei. Ele já chegou dizendo que ‘isso não iria ficar assim’ em um tom de ameaça, se referindo as notícias da cirurgia da filha dele na Maternidade Gileno de Sá”, disse o radialista. “Ele estava nervoso dizendo que ‘a rádio arrecadava muito dinheiro e que poderia acabar com tudo, devido ao fato de conhecer muita gente’. Naquela hora eu só pensei na minha família”, lembra Bambam.

Prefeito não se posiciona
Após uma denúncia formal e a apreensão de computadores, por parte do Ministério Público – na Maternidade Municipal Gileno de Sá, a população luiseduardense aguardava um posicionamento oficial por parte do prefeito Oziel Oliveira, em função do uso da unidade de saúde municipal está sendo utilizada para realização de cirurgias plásticas (relembre aqui).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário