Mais dois líderes nacionais se manifestam pela preservação da Amazônia

Trudeau

O primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, se manifestou na noite desta quinta-feira, 22, a favor da proposta do presidente francês, Emmanuel Macron, de discutir medidas emergenciais para a Amazônia. Com o posicionamento, Trudeau também fez coro ao apoio oferecido pelo presidente da Colômbia, Ivan Duque, diante do crescimento de queimadas e desmatamento na região.

Eu não poderia concordar de maneira tão perfeita com Emmanuel Macron. Fizemos muito trabalho para proteger o meio ambiente no # G7 do ano passado em Charlevoix, e precisamos continuar neste fim de semana. Precisamos de #ActForTheAmazon e agir para o nosso planeta – nossos filhos e netos estão contando conosco.

Mais cedo, o presidente colombiano, Ivan Duque, afirmou que a “tragédia ambiental na Amazônia não tem fronteiras e deve chamar a atenção de todos”. “O governo oferece aos países irmãos apoio para trabalhar conjuntamente com um propósito que urge: proteger o pulmão do mundo”.

Por seu turno, o presidente da Bolívia, Evo Morales,  autorizou a contratação de uma aeronave-tanque do tipo Boeing 747 chamado Super Tanker para combater focos de incêndio na região boliviana da floresta amazônica. O avião, que tem capacidade para transportar até 115 mil litros,  iniciou os trabalhos nesta quinta-feira (22/08).

Segundo o governo boliviano, a aeronave irá concentrar o combate ao fogo na zona chamada Chiquitanía, reserva natural localizada em Sata Cruz de la Sierra.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário