Ato de sabotagem derruba linha de transmissão e prejudica expansão do setor elétrico no Oeste da Bahia

A Paranaíba Transmissora de Energia S.A, principal transmissora de energia elétrica para o Oeste da Bahia, sofreu um atentado criminoso neste mês de agosto, no dia 10, quando uma das suas linhas de transmissão em operação no município de São Desidério foi derrubada em um ato de sabotagem. O crime cometido, ainda na fase de investigação por parte da Polícia Civil da Bahia, pode gerar prejuízos à empresa na ordem de R$ 20 milhões.

Com uma demanda crescente por energia elétrica, principalmente para a implantação de indústrias, este atentado pode colocar em “xeque” futuros investimentos para a implantação de novas linhas, impedir o desenvolvimento socioeconômico do Oeste da Bahia ou até mesmo causar falta de energia elétrica, comprometendo residências e o comércio da região de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e, assim, a vida econômica e social da população.

A sabotagem aconteceu na noite do dia 10 de agosto em uma torre do tipo estiada localizada no distrito da Ilha do Vítor, na zona rural de São Desidério, que por sorte não impactou a distribuição de energia às residências e do comércio em toda a região de Barreiras.

Este é o segundo atentado cometido este ano, sendo o primeiro em janeiro, no dia 15, quando foi derrubada uma linha de transmissão, também no município de São Desidério, e prejudicou o fornecimento de energia elétrica na Bahia e no Tocantins.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário