PRF apreende caminhão baiano no Maranhão carregado de madeira ilegal.

A BR-316 é o principal corredor de produtos da região Norte do país para a região consumidora no Nordeste.

Na madrugada de segunda-feira, 02 de setembro de 2019, por volta de 01h59min, no km 264 da BR 316, município de Santa Inês/MA, uma equipe de agentes da PRF abordou um caminhão VW/24.280, cor amarela, com emplacamento no estado da Bahia.

Durante a abordagem, ocorrida na área da Unidade Operacional de Santa Inês/MA, os policiais consultaram os documentos fiscais apresentados pelo condutor, e constataram que um dos documentos apresentados não tinha validade legal, sendo falso.

Já a carga de madeira transportada apresentou divergências entre a quantidade e tipos de produtos florestais descritos no Documento de Origem Florestal – DOF apresentado.

Ao todo o veículo transportava aproximadamente 23m³ de madeira nativa serrada, tendo, segundo a documentação apresentada, origem no estado de Rondônia e tinha como destino o estado da Bahia. Além dos ilícitos criminais a equipe também constatou diversas irregularidades administrativas no veículo, relacionadas a infrações de trânsito.

O veículo e a carga foram apreendidos permanecendo à disposição do IBAMA para os fins legais e o condutor foi encaminhado para Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês pelos crimes de uso de documento falso e pelo crime ambiental de transporte ilegal de madeira previstos na lei 6.905/98 – Lei de Crimes Ambientais.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário