Sistema de Reconhecimento Facial joga mais um nas garras da lei

O Sistema, implantando desde o carnaval em Salvador, tem sido eficiente em retirar marginais das ruas.

O sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) prendeu, na manhã desta terça-feira (03), mais um foragido da Justiça em Salvador. Helenildo Rocha Araújo, de 28 anos, tinha mandado de prisão preventiva, expedido há pouco mais de um ano, pela Vara Criminal de Lauro de Freiras, região metropolitana de Salvador, por tráfico de drogas.

Ele é o 55º criminoso reconhecido pelo sistema. Helenildo foi preso enquanto circulava nas ruas da cidade.

Ele foi abordado por policiais, preso e levado para a Central de Flagrantes, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, após policiais verificaram a sua documentação.

De acordo com a SSP-BA, o sistema tem sido eficaz na prisão de criminosos na capital e na região metropolitana, desde o Carnaval, quando o primeiro homem, acusado de homicídio, foi flagrado tentando entrar no circuito da festa.

Durante as manifestações que estão ocorrendo há mais de um mês em Hong Kong, os militantes tem usado raios laser portáteis, intensamente, para confundir o reconhecimento facial.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário