CCJ aprova registro de início de pousio no Cadastro Ambiental Rural

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 4652/16, que obriga o proprietário ou posseiro rural a registrar a data de início do pousio no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O texto altera o Código Florestal (Lei 12651/12) para incluir essa exigência. Como tramitava em caráter conclusivo, está aprovado pela Câmara dos Deputados e deve seguir para o Senado, a menos que haja recurso para análise do Plenário.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Pedro Lupion recomendou a aprovação do projeto

O pousio consiste em prática de “descansar” o solo das atividades agrícolas, como forma de evitar que plantas voluntárias ou cultivos temporões sirvam como vetores de doenças fúngicas, virais ou hospedeiro de insetos prejudiciais às culturas, entre a última colheita e o próximo plantio.

Por recomendação do relator, deputado Pedro Lupion (DEM-PR), a proposta foi aprovada na forma do substitutivo elaborado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ao texto original apresentado pelo deputado Cleber Verde (REPUBLICANOS-MA).

O projeto inicialmente não mencionava o CAR.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “CCJ aprova registro de início de pousio no Cadastro Ambiental Rural”

Deixe um comentário