Reservatórios de hidrelétricas estão ainda com boa capacidade.

Furnas, trabalhando a plena carga.

Já no final da estação seca no Centro Oeste, Sudeste e Nordeste, os reservatórios continuam com bom nível de reserva. Sobradinho está acima de 37% e Três Marias, com mais de 61%. Estamos partindo para o quarto ano de chuvas regulares e a tendência é o crescimento desses reservatórios na próxima estação.

No Subsistema Sudeste / Centro-Oeste –  que concentra a maior capacidade instalada do País, a média da reserva de água é de 31,93%.

Furnas, a maior potência instalada da região (17% do sub-sistema) está com reservas acima de 30%.

No Sul, incluindo os rios Iguaçu, Uruguai, Jacuí e Paranapanema, a reserva ainda é melhor, acima de 40%. A chuva está voltando lentamente à bacia do rio Iguaçu, a menos favorecida no momento.

Ontem, 27, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as contas de luz vão ter bandeira amarela em outubro. Com isso, a taxa extra nas tarifas será de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh).

Em agosto e setembro, vigorou a bandeira vermelha em seu primeiro patamar, com taxa de R$ 4,00 a cada 100 kWh consumidos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário