Motorista repete no intervalo de 5 dias as mesmas infrações flagradas pela PRF.

Em um intervalo de 5 dias, motorista profissional é flagrado duas vezes dirigindo caminhão com as mesmas irregularidades.

Entre as infrações de trânsito anotadas o veículo estava com suspensão elevada, para-choque alto, pneus ‘carecas’ e excesso de peso.

Na manhã de terça-feira (13), policiais rodoviários federais deram ordem de parada ao caminhão de carga VW/24.250 CNC. A ação foi registrada no KM 599 da BR 324, trecho do município baiano de Simões Filho.

Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe flagrou diversas irregularidades no veículo. O mesmo encontrava-se com o sistema de suspensão dos eixos elevados, para-choque alto, quatro pneus sem a profundidade mínima necessária para rodagem (careca), tacógrafo defeituoso, placas sem legibilidade.

Além disso, o caminhão transportava 4.700 quilos acima da capacidade permitida, visto que a capacidade máxima do veículo é de 23 toneladas. Lembrando que o excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.

Diante das irregularidades apresentadas foram extraídas as multas correspondentes a cada infração de trânsito apresentada na fiscalização. O veículo foi recolhido ao pátio da PRF para regularização, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. O caminhão foi liberado 2 (dois) dias depois, após o condutor sanar as pendências.

Já na tarde desta sexta-feira (18), os agentes federais abordaram o veículo pela segunda vez e para surpresa da equipe, o caminhão apresentava as mesmas irregularidades como para-choque alto, suspensão elevada e trafegando com pneus carecas.

Questionado, o motorista confessou que tornou a colocar os pneus ‘carecas’ e acrescentar as molas do eixo, para transportar uma quantidade maior de carga.

Diante das circunstâncias, foram emitidas as multas referente as infrações previstas nos incisos XVII, X e XVIII do art. 230 do CTB. O caminhão foi removido ao pátio e só será liberado após regularização.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário