Pular para o conteúdo

Irã: uma nova ameaça de guerra nuclear no portal do Oriente Médio.

06/11/2019

O Irã começará a injetar gás de urânio em centenas de centrífugas em sua instalação de Fordow no último passo do acordo nuclear em ruínas com as potências mundiais, desde que os Estados Unidos se retiraram do acordo de referência no ano passado.

Em um comunicado televisionado na terça-feira, o presidente iraniano  Hassan Rouhani  disse que as 1.044  máquinas na planta serão injetadas com gás urânio a partir desta quarta-feira.

“O gás será injetado em centrífugas na Fordow como parte de nosso quarto passo para reduzir nossos compromissos nucleares com o acordo”, disse Rouhani em um discurso televisionado.

A medida complica ainda mais as chances de salvar o acordo nuclear, que as potências europeias pediram ao Irã que respeitasse.

“O anúncio do Irã … vai contra o acordo de Viena, que limita estritamente as atividades nessa área”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França, Agnes von der Muhll.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, denunciou a ação de Teerã nesta terça-feira como uma ameaça à segurança nacional da Grã-Bretanha.

“As últimas ações do Irã violam claramente o acordo e representam um risco para a segurança nacional”, afirmou Raab.

“Queremos encontrar um caminho a seguir através de um diálogo internacional construtivo, mas o Irã precisa cumprir os compromissos assumidos e retornar urgentemente ao pleno cumprimento”.

No comments yet

Deixe um comentário