Repressão violenta: 8 mortos e centenas de feridos na Bolívia

Pelo menos oito pessoas morreram durante violentos confrontos entre manifestantes pró-Evo Morales e a polícia militar em Sacaba, perto de Cochabamaba, na sexta-feira (15). O protesto era contra a presidente interina do país, Jeanine Añez.

O representante da Defensoria do Povo da Bolívia em Cochabamba, Nelson Cox, relatou que os mortos são manifestantes que foram transferidos a um hospital “com ferimentos de bala”, mas morreram antes de chegar às instalações.

Segundo ele, as forças conjuntas de policiais e militares realizaram uma operação “desproporcional” diante da manifestação, que nos dias anteriores terminou com pessoas feridas por bala. Além disso, denunciou que as forças de segurança nos pontos de controle não deixaram passar ambulâncias que transportavam feridos.

A alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, denuncia a repressão e o uso excessivo da força na Bolívia. Numa declaração neste sábado, a chilena alertou que, diante da resposta das forças de segurança, a situação no país sul-americano pode “sair do controle”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário