Acredite: 38,8 milhões de brasileiros vivem na informalidade

Informalidade bate recorde em 2019. Quatro em cada 10 brasileiros vivem de ‘bicos’.

Atualmente, 38,8 milhões de brasileiros estão na informalidade, o que representa um crescimento de 714 mil pessoas em um ano.

Em 2019, o índice de informalidade no mercado de trabalho brasileiro ultrapassou os 41%, o maior valor desde 2016, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou a investigar essa taxa.

Isso indica que, de cada 10 trabalhadores ou empregadores, quatro atuam na informalidade.

Atualmente, 38,8 milhões de brasileiros estão na informalidade, o que representa um crescimento de 714 mil pessoas em um ano.

Este grupo inclui os trabalhadores sem carteira assinada (empregados do setor privado e domésticos), os sem CNPJ (empregadores e por conta própria) e os sem remuneração (auxiliares de trabalhos para a família).

Sem contribuintes regulares, tanto a reforma da Previdência como a reforma tributária tendem a dar com os burros n’água.

Por isso, o super ministro da Economia, Paulo Guedes, insiste tanto em ressuscitar a antiga CPMF através de uma nova denominação: Imposto sobre Transações Financeiras Digitais. Aí, ninguém escapa.

Ao menos aqueles que tenham uma maquininha de cartão de débito ou abram uma conta em banco para depositar seus ganhos na rua. Ou que resolvam pagar um boleto via transferência bancária.

Taxar ganhos de capital ou grandes fortunas ninguém quer. O Governo quer continuar tomando um pouquinho de cada pequeno, que são muitos, do que pegar um grande que deixou uma vasta herança para os seus.

Os ricos costumam conspirar e trocar governantes que não lhe satisfaçam. Já os pequenos estão tão preocupados com a sua sobrevivência que não lhe sobra tempo para discutir política. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Acredite: 38,8 milhões de brasileiros vivem na informalidade”

  1. Parabéns aos informais. Que nunca tiveram tanto destaque por uns jornalecos fracos. Daqui uns dias vaofalar que é 100 milhões de informais. Povo brasileiro está com o melhor presidente que Brasil já teve em sua história! Não estando roubando e matadora ótimo!!!! Vão trabalhar

Deixe um comentário