No Tocantins, lavouras de soja estão sendo replantadas em até 30%

O estado do Tocantins já registrou a maior taxa de replantio da história nesta safra de soja 2019/20. Segundo o vice-presidente regional da Aprosoja TO, Wellington Almeida, algumas regiões do estado já tiveram 30% das áreas replantadas.

Todos estes problemas foram causados pela falta de chuvas em dezembro. De acordo com Almeida, o normal seria um acumulado próximo aos 240 mm, mas o último mês de 2019 registrou apenas 40 mm no geral do estado.

Diante deste cenário, a expectativa da Aprosoja TO é de queda na produtividade estadual de até 20%, sendo que nem mesmo a volta das precipitações após o Natal deve recuperar a maior parte das lavouras.

A lição que fica, conforme destaca a liderança, é a importância de o produtor investir em seu solo, uma vez que aqueles que possuem solo mais rico estão conseguindo se recuperar melhor deste período de estiagem.

Do Notícias Agrícolas, editado.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário