Tragédia das chuvas em Minas Gerais: até uma casa de dois andares soçobra na enchente.

 

Informes dos meios de comunicação de Minas Gerais dão conta que 45 pessoas já morreram por causa das chuvas em excesso. Dezoito continuam desaparecidos e milhares estão desabrigados.

Pior: depois de um sábado e domingo de pouca chuva, os institutos de meteorologia preveem mais de 100 milímetros de chuva até quarta-feira, piorando o quadro em virtude da saturação do solo.

Mais de 100 cidades estão em situação de emergência após as chuvas torrenciais, segundo o G1.minas. A média histórica de 329 mm no mês de janeiro foi superada quase três vezes: até ontem havia chovido 800 mm. O rio São Francisco alterou muito o seu nível e em cidades como Pirapora as águas subiram como nas maiores cheias da história, alcançando quase o nível da ponte.

Subiu para 101, nesta segunda-feira (27), o número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais por conta das chuvas. O decreto foi publicado no Diário Oficial do governo estadual nesta manhã.

A medida vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para a recuperação dos estragos e auxílio à população. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar nos trabalhos sob coordenação da Defesa Civil de MG.

Até o momento, o órgão confirmou a morte de 45 pessoas no estado, registradas entre sexta-feira (24) e domingo (26). Entre as vítimas estão crianças e bebês. Dezenove pessoas continuam desaparecidas. A maior parte das ocorrências está relacionada a risco geológico, como deslizamentos e soterramentos.

No fim de semana, quando 47 cidades estavam sob o decreto estadual, foi solicitado ao governo federal o reconhecimento do estado de emergência. O Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Gustavo Canuto, esteve em Belo Horizonte neste domingo e disse que os atingidos pela chuva devem ter antecipação do Bolsa Família e do saque do FGTS. Nesta segunda-feira (27), uma portaria publicada no Diário Oficial da União reconheceu a situação de emergência em decorrência das chuvas intensas nos 47 municípios. Canuto prometeu que o governo federal vai disponibilizar R$ 90 milhões para atender às demandas relacionadas às fortes chuvas em Minas Gerais.

Com as últimas chuvas, o reservatório de Três Marias saltou para 65% e o de Sobradinho para 32,10% de sua capacidade. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário