Cheia no rio São Francisco aumenta nível nas cidades ribeirinhas

Foto do portal Notícias de Bom Jesus da Lapa.

Em Bom Jesus da Lapa o rio aumentou o nível em cerca de 1,40 metro em apenas 24 horas, com uma vazão acima de 1.500 m³ por segundo. A maioria das ilhas já estão encobertas e os ribeirinhos já preveem a inundação das restingas costeiras.

Essa torrente que desce em direção ao reservatório de Sobradinho deve elevar o nível para 40% da capacidade, enquanto no domingo era de apenas 32%. A represa de Três Marias já está com sua capacidade elevada para perto de 70%.

Com Sobradinho colocando suas turbinas a pleno, Xingó também terá a geração de energia aumentada, significando que as térmicas a fuel oil, gás é diesel, de operação caríssima, poderão ser desligadas paulatinamente.

Logo depois da meia noite, o Nordeste ainda importava 2.028 megawatts do sistema amazônico e as térmicas geravam 2.792 MW. A geração hidrelétrica era responsável por 3.492 MW, enquanto a eólica fornecia 3.295 MW.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário