Crescem rápido números de mortes e de infectados pelo Coronavírus

O número de mortos por um surto de coronavírus chegou a 718 nesta sexta-feira, incluindo uma morte fora da China, nas Filipinas.  Já é sábado na Ásia e na proporção que seguem as mortes, elas passarão de um milhar na segunda-feira. No mundo todo, já são mais de 31 mil infectados em 26 países e duas regiões administrativas especiais chinesas, Hong Kong e Macau.

O governo estendeu o feriado do Ano-Novo chinês e grandes empresas fecharam as portas ou disseram a funcionários para trabalhar de casa, na tentativa de conter a propagação.

À medida que a preocupação cresce em todo mundo, Hong Kong, governada pela China, e que teve oito casos confirmados, proibiu a entrada de pessoas que visitaram Hubei nos últimos 14 dias. A proibição não abrange os residentes de Hong Kong.

Macau, que teve pelo menos um caso do vírus, impôs uma proibição semelhante aos que chegavam de Hubei, a menos que eles possam provar que estão livres de vírus.

Com o comércio internacional desorganizado, a grande fortaleza econômica da China, a tendência é um crescimento diminuto de sua economia em 2020, se a crise sanitária não for extinta logo.

Hoje se descobriu que um animal selvagem, capturado e vendido vivo nos mercados da região de Hubei, pode ser um dos hospedeiros propagadores do coronavírus.

O Manis pentadactyla pesa 3,5 kg, tem 38 cms de altura quando adulto e é considerado uma iguaria na China.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário