Lula e Bolsonaro empatados num confronto eleitoral improvável

Levantamento realizado pelo Instituto FSB divulgada nesta quinta-feira, 13, mostra um cenário de empate técnico entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a pesquisa, contratada pela revista Veja, Bolsonaro aparece com 31% de intenções de voto para reeleição, enquanto Lula aparece em segundo com 28%. A situação é a mesma da pesquisa de dezembro, quando eles ostentavam, respectivamente, taxas de 32% e 29%. Em um segundo turno, Bolsonaro teria hoje 45% das preferências contra 40% do ex-presidente.

No cenário sem Lula, Bolsonaro aparece com 37% de intenções de voto, seguido por Fernando Haddad, com 13%. O petista está empatado tecnicamente com o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 12%, e o ex-governador Ciro Gomes,(PDT), com 11%. Todos eles ficam numericamente abaixo da opção “nenhum”, que tem 16% das preferências.

Também estagnados, mas bem abaixo dos demais, estão o empresário João Amoêdo (Novo), com 4%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%.

O Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, 2.000 eleitores com idade a partir de 16 anos, nos 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 7 e 10 de fevereiro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Ainda não se sabe quem vai destilar a imensa rejeição a Bolsonaro, a partir do pressuposto que Lula diz não ser candidato. Ao par das armações jurídicas que estão preparando para o Líder do PT, Lula chegará ao segundo turno com 77 anos e terminaria o mandato com 81 anos.

Difícil, mas não impossível. A verdade é que a Oposição ainda não encontrou o seu candidato preferencial.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário