Reservatório de Sobradinho ultrapassa 40% da capacidade

Forte geração eólica ajuda a acumular águas nas barragens e evita o uso da caríssima energia térmica, a diesel, fuel oil e carvão.

Os ribeirinhos do grande lago da hidrelétrica de Sobradinho e do baixo São Francisco estão comemorando a chegada do reservatório à marca emblemática dos 40%. As enchentes de Minas e as fortes chuvas nas cabeceiras da margem esquerda contribuíram para a cheia do Médio São Francisco, que alcança 6 metros em Bom Jesus da Lapa, depois de estar alguns dias em torno de 7 metros.

O reservatório de Três Marias, que regula o médio São Francisco, está com 82% de sua capacidade.

Furnas (32%), Serra da Mesa (15,3%), Nova Ponte no rio Paranaíba (25%) e Emborcação, também no Paranaíba, com 21%, são outras grandes hidrelétricas que se recuperam.

Neste momento, o Nordeste consome 11.361 MW, importando 2098 MW do Sistema Norte. As térmicas estão com geração baixa, causada pela greve dos petroleiros, com 1.255 MW, enquanto a eólica está gerando 5.130 MW e a Hidráulica 3.065 MW.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário