Meio Ambiente de Formosa e Inema realizam encontro com agricultores da região da Canabrava

Aconteceu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh) de Formosa do Rio Preto nesta quarta-feira (19/02), reunião com o secretário Leanderson Barreto e sua equipe, 04 técnicos do Inema e 14 agricultores da região da Canabrava, nos Gerais do Rio Preto.

O encontro com os produtores  rurais, Inema e Semmarh ocorreu com intuito de apresentar toda a situação que provocou o desastre ambiental na Serra da Pintada (região da Canabrava), no último dia 06 de fevereiro. Apresentou-se dados incluindo o levantamento topográfico da área que mostra o caminho da água.

Os órgãos ambientais do Município e do Estado solicitaram que as fazendas elaborarem e adotem medidas emergenciais mitigatórias sobre o rompimento da escarpa da serra já ocorrido e de prevenção de novos problemas.

“Os agricultores também terão que, em conjunto e contratando profissionais qualificados, recuperar as áreas degradadas, pois não adianta apenas um fazer o trabalho isoladamente e sem a técnica adequada”, acrescenta o secretário da Semmarh, Leanderson Barreto.

Outra informação aos agricultores foi que o Inema fará as autuações desse caso por ser o órgão licenciador da atividade agrossilvipastoril e autorizativo da supressão de vegetação no estado da Bahia.

Prevalecem, assim, suas notificações em detrimento daquelas que o Município poderia emitir em se tratando de um mesmo caso. Os infratores não podem ser punidos duas vezes pela mesma situação, segundo a legislação.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário