The Mamata never end: Presidente da Embratur tem multa ambiental extinta

O presidente da estatal federal Embratur, Gilson Machado, acaba de ser beneficiado com a extinção de uma multa que recebeu por infração ambiental. A exemplo do que foi feito com o presidente Jair Bolsonaro, que teve cancelada uma multa que recebeu do Ibama por pesca ilegal, no valor de R$ 10 mil, o presidente da instituição responsável por promover o turismo no País também teve sua multa anulada na última sexta-feira, 28.

A decisão, conforme apurou o Estado, foi tomada pela coordenação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) de Pernambuco. Em uma página, o ato extinguiu uma multa de R$ 3.500 aplicada pelo próprio Chico Mendes, em 2016, por causa de instalações de bangalôs de madeira e palha que Gilson Machado possuía dentro da área de preservação ambiental Costa dos Corais.

Em abril de 2016, agentes do ICMBio autuaram Machado, por “manter de forma permanente estruturas do tipo tenda/bangalô na zona de praia” na Costa dos Corais. Os agentes de fiscalização ainda destruíram as sete estruturas fixadas na praia, ação que foi registrada e fotografada.

Notificado, Gilson Machado chegou a recorrer da decisão, mas não conseguiu afastar as provas.

Veja mais no MSN Brasil:

Em 15 de janeiro deste ano, quase quatro anos depois, o caso voltou a ser analisado. A coordenação do ICMBio de Pernambuco recebeu novo protesto de Gilmar Machado, sob alegação de que as estruturas usadas na praia não seriam fixas, mas removíveis.

A equipe de agentes, munida de imagens feitas no dia da autuação e em datas anteriores, voltou a mostrar que os bangalôs eram fixos no local, inclusive à noite, enterrados na areia com madeira e pregos, o que dificultou o trabalho de remoção.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário