Chuvas e abertura de comportas de Três Marias resultam no nível máximo do rio São Francisco em 12 anos.

Imagens da Codevasf

A água já ocupa todo o leito do rio e se espalha pelas lagoas da margem. O nível chegou a 7,46 metros nesta segunda-feira (9), maior que o pico registrado no início de fevereiro, que foi de 7,33 metros. Nesta terça-feira o São Francisco cresceu para 7,74 metros, tornando-se a maior cheia dos últimos 12 anos.

O nível em Bom Jesus da Lapa deve continuar subindo no decorrer da semana. Por esse motivo a população ribeirinha e pescadores devem ficar atentos às mudanças no rio. A cidade, no entanto, não deve ser atingida pela enchente, levando em conta dados históricos de vazão registrados no Norte de Minas Gerais.

A Hidroelétrica de Três Marias abriu abriu parcialmente as comportas no dia 28 de fevereiro e aumentou o vertimento na última quinta-feira (5). A previsão da Cemig, operadora da usina, é de que as comportas continuem abertas até a próxima sexta-feira (13), no entanto, não deve haver mais aumentos de vazão.

As chuvas diminuíram nas regiões das cabeceiras do rio São Francisco, em Minas. No Norte do Estado e Noroeste, além da Bahia, deve continuar chovendo até meados desta semana.

Em Carinhanha e Malhada, acima de Bom Jesus da Lapa, o rio atingiu o nível de 6,57 metros nesta segunda-feira.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário