Bahia tem 19 óbitos, 11 deles em Salvador, informa Saúde.

Até as 12 horas desta quinta-feira, a Bahia registra 559 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Deste total, 43 são profissionais de saúde.

Até o momento, 3.404 casos foram descartados, 146 pessoas estão recuperadas e houve 19 óbitos, sendo 11 do município de Salvador e oito nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1). 

O secretário de Saúde da Bahia, Fabio Villas Boas,  comentou a liberação do uso associado, mediante prescrição médica, dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnóstico positivo para coronavírus (Covid-19) na Bahia.

Segundo ele, “não se trata de recomendação, existe uma diferença muito grande entre a secretaria assumir postura de preconizar tratamento e disponibilizar tratamento que vem sendo solicitado por profissionais”. 

Durante transmissão online, em que esteve ao lado do governador Rui Costa (PT), no início desta tarde (9), Villas Boas informou que foi montado um comitê com o propósito de “padronizar rotinas de conduta e decidimos liberar a cloroquina e azitromicina para tratamento de paciente que necessitem internação hospitalar”. 

“O paciente que está grave a ponto de precisar internar, a gente entende grave não só aquele que precisa de entubação mecânica, mas aquele que esta com falta de ar, vai poder receber a medicação no hospital desde que o médico prescreva.

Para pacientes que já usam por terem lupus ou artrite reumatóide, o estado vai garantir o suprimento desse medicamento através das farmácias do governo do estado. Basta receita”, completou o secretário.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário