Confirmado primeiro caso de Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães

Comércio em Luís Eduardo Magalhães

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães  emitiu nota, hoje, para confirmar o primeiro caso positivo de COVID-19 (novo coronavírus) no Município.

No último dia 03 de abril, portanto há 8 dias, um homem de 44 anos de idade, caminhoneiro, ao chegar de viagem à cidade vindo do Estado do Piauí, procurou uma unidade de saúde com possível diagnóstico de sinusite.

O paciente vinha apresentando sintomas de gripe desde o dia 27 de março, quando ainda estava em viagem.

Após novo atendimento, no dia 06 de abril, quando o paciente retornou à unidade de saúde com tosse e cefaleia, e preenchidos os quesitos para ser considerado suspeito da COVID-19, foi colhido o material biológico e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Salvador (LACEN/BA).

Imediatamente o paciente entrou para o monitoramento, a família foi colocada em isolamento domiciliar e os profissionais de saúde que tiveram contato com o paciente foram colocados em monitoramento.

Hoje (11), o exame confirmou positivo para Covid-19. Dado a circunstância, a Prefeitura informa que todas as providências de isolamento e monitoramento estão sendo tomadas e até o momento, o paciente não apresenta sintomas que indiquem sua internação hospitalar, permanecendo em casa e seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

O paciente seguirá recebendo acompanhamento diuturnamente pela equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

A nota não informa se vão recrudescer as medidas de isolamento social, práticas há 15 dias e liberadas mais tarde, com a reabertura do comércio, lojas de conveniência, bares e restaurantes. Em entrevista a uma rádio da cidade, o Prefeito disse vagamente que vai “redobrar os cuidados”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário