Barragem de Sobradinho volta à sua condição de maior lago artificial do mundo.

Finalmente está acontecendo o que todos os ribeirinhos do rio São Francisco esperavam há oito anos: o reservatório de Sobradinho vai encher, conforme previsão da CHESF, para 88,32% de sua capacidade até p dia 24 deste mês.

O reservatório não só move as turbinas da hidrelétrica de Sobradinho, como fornece água para dezenas de milhares de pequenos irrigantes em suas margens, além de permitir a transposição em seu eixo norte.

A CHESF informa também que manterá a vazão de 1.400 m³segundo, bem acima daquela de apenas 550 m³s das últimas secas, depois de quase uma década.

Nesta última sexta-feira, 10, o reservatório já estava com 83% de sua capacidade, permanecendo Três Marias em 99%. Todo o sistema hidrelétrico do São Francisco está com 84% de sua capacidade de acumulação, enquanto os principais reservatórios do Sul do País não alcançam 17%.

O sistema Sudeste-Centro Oeste, o de maior capacidade de geração do País estava em 53%, enquanto que a média do sistema do Norte, incluindo Serra da Mesa no rio Tocantins, estava em 74% da capacidade de acumulação.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário