Rui Costa prevê colapso hospitalar no fim de maio se contaminação do Covid-19 seguir acelerada.

O governador Rui Costa está prevendo o colapso do sistema hospitalar para o fim de maio se a taxa de contaminação do Coronavírus na Bahia continuar alta.

O governador Rui Costa volta a dizer que está preocupado com a proposta de fim do isolamento social em alguns municípios baianos, sobretudo naqueles que ainda registram casos da Covid-19.

O governador informou que tem feito reuniões com os prefeitos e alertado sobre os riscos dessas decisões.

Segundo o secretário de Saúde no estado, Fábio Vilas-Boas, a taxa de crescimento do vírus está um pouco abaixo de 10%, número inferior ao projetado pela pasta no início da guerra contra a pandemia. Apesar disso, o estimado é que, continuando nesse ritmo, o sistema público de saúde só vai resistir até o próximo mês de maio antes de saturar os seus leitos de UTI.

“Mesmo abaixo de 10%, isso nos leva a uma projeção de que, no final de maio, estaremos saturando o número de leitos de UTI disponíveis na rede pública. Isso nos obriga a ter que endurecer ainda mais as medidas de isolamento social, para que as pessoas possam reduzir essa taxa”, disse Fábio Vilas-Boas.

74ª Vítima

Um paciente da rede privada de Salvador é a 74ª vítima fatal do novo coronavírus registrada na Bahia.

A vítima faleceu em 16 de abril, mas somente neste domingo (26) o óbito chegou ao conhecimento da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Tinha 65 anos era hipertenso e estava internado em uma unidade da rede privada. A Bahia registra 2.248 casos confirmados de Covid-19, o que representa 19,86% do total de casos notificados no estado.

Com 39 mortes, a capital registra o maior volume de casos fatas na Bahia. Outros 35 registros foram espalhados por 21 cidades do interior. Em Catu, a paciente foi contaminada em Salvador. Já em Lauro de Freitas, com cinco óbitos, uma das vítimas morava no Rio de Janeiro (RJ).

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) analisou 15.475 amostras de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) entre 1º de março e as 15h30 deste domingo (26). No momento, há 1.840 exames aguardando resultado devido ao incremento gerado pela região Sul, sobretudo, pelos municípios de Ilhéus e Itabuna.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário