Mais de 200 mil poderiam estar contaminados em Manaus, diz pesquisa.

Os primeiros resultados da pesquisa nacional sobre o coronavírus apontam que 201,6 mil pessoas podem estar infectadas em Manaus. O número corresponde a 11% da população da cidade, que tem 1,8 milhão de habitantes.

No site do Ministério da Saúde, Manaus conta com 10.407 casos oficiais e 949 óbitos. Segundo levantamento do ministério, divulgado hoje, mais de 20 mil estão infectados em todo estado do Amazonas e 1.400 morreram.

O Amazonas é o quarto estado do país com o maior número de casos. A pesquisa nacional que divulga números muito mais altos do que os oficiais é organizada pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas), no Rio Grande do Sul.

O coordenador do estudo e reitor da instituição, Pedro Rodrigues Curi Hallal, explica que foram identificadas 27 pessoas com coronavírus durante aplicação dos testes rápidos, em uma amostra de 250 participantes. Com isso, chegou-se ao índice de 11% ao se aplicar sobre o total da população.

Ignorância e arbítrio

A divulgação dos dados da pesquisa nacional sobre a velocidade de expansão da Covid-19 no Brasil irá atrasar. A realização do estudo de campo, liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com o Ministério da Saúde e Ibope, sofreu uma série de intercorrências pelo país neste final de semana.

Equipes de aproximadamente 40 das 133 cidades do levantamento tiveram o trabalho impedido de diversas maneiras.

Em alguns lugares, prefeitos e secretários da Saúde não autorizaram a realização das entrevistas e testes rápidos de coronavírus. Em outros municípios, os entrevistadores foram agredidos pela população e até detidos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, houve prisões em cidades do Pará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Goiás, Santa Catarina e Mato Grosso.

Em Mossoró (RN), pesquisadores foram agredidos pela população, que os acusava de violar o confinamento social. A falta de autorização de prefeituras, segundo a Folha, ocorreu em 42 municípios.

Em Barreiras, a pesquisa ocorreu em perfeita ordem e foi encerrada no sábado.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário