Coronavírus: Brasil tem no mínimo mais 888 mortes de pacientes.

Veja os dados sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (21), segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde. Foram registradas 19.156 mortes provocadas pela Covid-19 e 296.113 casos confirmados da doença em todo o país.

O Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás de Estados Unidos e Rússia.

O balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (20) informa 18.859 mortos e 291.579 casos. Foram 888 mortes em apenas um dia.

Observe o quadro acima: enquanto nos Estados Unidos o número de mortes é apenas 0,59% dos casos, no Brasil esse percentual atinge 6,46%.

Isso pode significar apenas duas coisas: ou os recursos médicos dos norte-americanos são mais de 10 vezes melhores que os nossos e os nossos médicos não sabem como tratar a grave virose; ou, o mais provável, temos um número de contaminados de 10 a 20 vezes maior que os identificados pelas autoridades sanitárias. Assim, na melhor das hipóteses já teríamos 1,8 milhão de contaminados.

Isso tem uma explicação lógica: enquanto os Estados Unidos, com uma população muito maior que a brasileira, (330 milhões x 210 milhões) está realizando 40 mil testes por milhão-hab, nós estamos realizando 3,4 mil testes por milhão de habitantes.

O Ceará, com 75.236 testes e a Bahia, com 37.404 testes são os estados que mais testaram no País.

A curva dos principais países com contaminação tende a um platô de estabilidade, enquanto a progressão no Brasil aponta direto para cima.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário