Acesse as melhores matérias da Agência Pública esta semana

10/06/2020
Contaminação de indígenas em Dourados partiu de frigorífico da JBS
Em 28 dias, as contaminações por coronavírus em Dourados, no Mato Grosso do Sul, aumentaram 3.500%. A cidade tem a reserva indígena mais populosa do país. O primeiro caso positivo foi uma mulher indígena de 35 anos que trabalha na planta da JBS em Dourados. Após a confirmação, as equipes de saúde da reserva passaram a testar os demais funcionários da JBS e seus familiares. Menos de 48 horas depois, já havia dez casos entre os indígenas.
Acesse o conteúdo
09/06/2020
Desigualdade social é fator de risco para mortes de crianças e adolescentes por Covid-19 no país
Nesta reportagem, fizemos um levantamento sobre as mortes de crianças e adolescentes por Covid-19 no Brasil. O número de mortes entre menores de 19 anos no país é maior do que em outros países atingidos. O levantamento mostra que a maioria dos óbitos entre os mais jovens nas capitais é de bairros pobres. Em São Paulo, 93% dos casos de mortes de crianças e adolescentes por Síndrome Respiratória Aguda, comprovadamente relacionadas ao Covid-19 ou sem motivo identificado, foram de moradores de bairros periféricos ou de baixa renda.
Acesse o conteúdo
09/06/2020
Na trincheira contra o apagão de dados da pandemia
Nesta reportagem, líderes de Iniciativas cívicas de números sobre o coronavírus falam à Pública sobre a tentativa do governo federal de “maquiar os dados” de vítimas.
Acesse o conteúdo
10/06/2020
Poderes impuros
A Pública faz parte da investigação transnacional “Poderes impuros”, liderada pelo OjoPúblico (Peru), que analisa e detalha em profundidade o papel de grupos religiosos ultraconservadores durante a pandemia de coronavírus. Como parte da investigação, a equipe de repórteres construiu uma base preliminar de dados de 298 ações realizadas, entre março e maio, por 120 atores políticos e líderes religiosos de diferentes igrejas, cultos, partidos e organizações.
Acesse o conteúdo
12/06/2020
“Eles não foram neutros na análise”, afirma cientista do MIT que refutou relatório da OEA sobre fraude nas eleições bolivianas
O recente estudo estatístico realizado por pesquisadores da Universidade Tulane e da Universidade da Pensilvânia com dados obtidos pelo New York Times de autoridades eleitorais bolivianas revelou o que os pesquisadores Jack R. Williams e John Curiel, ambos do Laboratório de Ciência e Dados Eleitorais do consagrado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) já haviam revelado em um artigo publicado em fevereiro no Washington Post. O relatório final da Organização dos Estados Americanos (OEA), que afirmou ter havido fraude nas eleições bolivianas de 2019, tem falhas metodológicas que comprometem o seu resultado. A Pública entrevistou Jack R. Williams.
Acesse o conteúdo
07/05/2020
Entregadores antifascistas: “Não quero gado. Quero formar entregadores pensadores”
Entrevistamos o motoboy Paulo Lima, que lidera o movimento de entregadores antifascistas que estará nas manifestações deste domingo. Aos poucos, o grupo está conseguindo reunir uma categoria precarizada, exposta às ruas em plena pandemia sem garantias trabalhistas, em torno da luta comum: a defesa da democracia.
Acesse o conteúdo
Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário