O buraco é mais embaixo: só São Paulo teria mais de 1,2 milhão de infectados pelo Corona.

A Prefeitura de São Paulo, comandada por Bruno Covas (PSDB), obteve os resultados preliminares do inquérito sorológico para descobrir a quantidade de infectados pelo coronavírus na cidade.

De acordo com os resultados, cerca de 1,2 milhão de pessoas podem já ter sido infectadas.

A informação foi publicada na coluna de Mônica Bergamo. O número é mais do que o total de Espanha e França juntas, e demonstra que a subnotificação é enorme e uma barreira a ser vencida para otimizar o enfrentamento à Covid-19.

Os dados oficiais disponíveis até agora registravam apenas 10% de todos os casos descobertos pela prefeitura – ou cerca de 120 mil casos de Covid-19 confirmados na capital paulista.

O objetivo da prefeitura é aproximar o máximo possível o número real de infectados. O inquérito sorológico prevê a realização de exames em 45 mil pessoas sorteadas em todos os distritos por idade, renda e outros critérios, formando amostra representativa de SP. Até agora, cerca de 5 mil exames foram realizados.

De acordo com o site disponibilizado pelo governo federal para atualizações de coronavírus, o estado de São Paulo tem 221 mil confirmações e 12,6 mil mortes provocadas pela doença.

Em nível nacional são 1,1 milhão de casos e 51 mil óbitos, o que deixa o Brasil em segundo lugar no ranking global, atrás apenas dos Estados Unidos.

Na plataforma Worldometers, a principal economia do planeta tem  2,3 milhões de infectados e 122,6 mil falecimentos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário