

Mais um resultado positivo foi alcançado com as ações do Projeto Vale Produtivo da Prefeitura Municipal de Barreiras, realizado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia. A iniciativa disponibilizou aos pequenos produtores, análise de solo, calcário (calagem), preparo do solo e acompanhamento técnico na implantação e condução da cultura de cana-de açúcar para 10 produtores da Comunidade da Melancia, do Rio de Pedras, e adjacências.
A cultura apresenta uma produtividade média de 50 toneladas/hectare, com ótima adaptabilidade às condições de clima e solo da região Oeste da Bahia. “Essa é uma opção excelente para a agricultura familiar, os resultados são bastante satisfatórios mostrando viabilidade técnica e econômica, tendo em vista, o leque de aptidões oferecidas, pois serve de ração animal, produção de cachaça, rapadura, açúcar mascavo e venda direta in natura para moagem”, explicou Francisco Neto, diretor do Departamento Municipal de Agropecuária.
O produtor Sérgio Rogério mostrou com sorriso no rosto o crescimento da sua plantação. “Esse projeto é abençoado, olha a cana como está. Estou muito agradecido pela Prefeitura de Barreiras e Secretaria de Agricultura terem olhando pelo pequeno produtor e pela agricultura familiar. Todos os produtores estão felizes, todo mundo plantou e colheu bem. A chuva veio mais tarde, mas também produzimos aqui o feijão e plantamos mandioca”, disse empolgado.
De olho na promoção da autonomia financeira dos moradores da zona rural e na potencialização da produtividade nas comunidades, a Prefeitura tem apostado na diversidade, o Projeto Vale Produtivo apoia pequenos produtores de milho, maracujá, feijão, mandioca, banana, abacaxi, hortaliças, gergelim, dentre outras culturas.
