OPAS prevê 400.000 mortes na América Latina e no Caribe em 3 meses e pico no Brasil em agosto.

Cemitério de Manaus

Olha aí, prefeito Oziel Oliveira: a mídia sensacionalista e politiqueira não para, sempre divulgando notícias alarmistas.

Da AFP e Uol

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) alertou para a evolução da pandemia de coronavírus no mundo, especialmente no continente americano. A organização estima que a covid-19 pode causar mais de 400.000 mortes em três meses na América Latina e no Caribe e que o pico ainda não chegou. No Brasil, por exemplo, a Opas acredita que o ápice só será alcançado em agosto.

Em todo o mundo, a doença não mostra sinais de retração, com pelo menos 10.421.436 casos e 508.624 óbitos de acordo com a contagem da AFP até as 22h desta terça-feira (30), com base em fontes oficiais.

“A América Latina e o Caribe devem ter mais de 438.000 falecidos por covid-19”, nos próximos três meses, alertou Carissa Etienne, diretora da OPAS, em entrevista coletiva nesta terça.

O pico de infecções ocorrerá em momentos diferentes. Chile e Colômbia atingem o pico nos próximos 15 dias, enquanto no Argentina, Bolívia, Brasil e Peru isso ocorrerá em agosto. Na América Central e no México, será em meados de agosto, embora na Costa Rica seja esperado em outubro.

“Essas projeções serão atingidas apenas se as condições atuais persistirem” e podem ser modificadas se os países “tomarem as decisões corretas”, disse Etienne, que pediu que a pandemia seja confrontada com dados “cada vez mais detalhados” e “flexibilidade”.

Na mesma linha, o consultor médico da Casa Branca alertou que os Estados Unidos, o país mais afetado pela doença em termos absolutos, pode registrar 100.000 novos casos diários se não adotar ações preventivas.

Os Estados Unidos registraram 1.199 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo contagem desta terça-feira da Universidade Johns Hopkins. O país não superava a marca diária de 1.000 óbitos desde 10 de junho.

“Claramente, atualmente não temos controle total (da pandemia)”, disse o dr. Anthony Fauci, especialista que é o principal consultor científico da Casa Branca durante esta emergência de saúde.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário