Lula: Moro é mentiroso, Dalagnol, moleque. Conselho do MP abre novo procedimento contra Lava-Jato.

O moleque mentiroso e o mentiroso moleque.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou hoje o ex-juiz Sergio Moro de “mentiroso” e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal que atua na Operação Lava Jato em Curitiba, de “moleque”.

“Eu desafio o Moro, até vocês poderiam propor um debate dele com a acusação dele e eu a minha defesa. Quero provar que o Moro é mentiroso, foi falso, mentiu o tempo inteiro. Era necessário, e ele confirma isso depois que aceitou ser ministro, ele excessivamente não aceita nenhum argumento que aceitamos. Levei 83 testemunhas e não valeu absolutamente nada (…) Quando Léo Pinheiro (ex-presidente da OAS) falou que o Lula sabia foi a senha para ele me condenar. Ele não foi juiz, foi cabo eleitoral, mentiu e segue mentindo até hoje”, disse o petista em entrevista à rádio Gaúcha.

No entanto, não só Lula está reivindicando medidas contra os desvios da Lava-Jato. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em sua representação, pede apuração da conduta de procuradores da República lotados no grupo de trabalho da denominada força-tarefa da Lava Jato, nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, visando promover a responsabilização cabível e necessária aos envolvidos, se constatada a efetiva concretização dos fatos reportados.

A OAB ainda pede providências das seguintes ilicitudes cometidas pela Lava Jato:

  • teria realizado cooperação com autoridades de polícia judiciária estrangeira sem utilização dos canais legais competentes.

  • supressão de patronímicos (sobrenome) de autoridades para se evadir às regras delimitadoras das atribuições ministeriais na origem

  • suposto emprego ilícito de equipamentos estrangeiros para violação continuada do sigilo constitucional de dados e de voz

Na decisão do conselheiro Otávio Luiz Rodrigues Junior, do CNMP, foi dado o prazo de 15 dias para que Deltan Dallagnol se explique ao órgão.

O CNMP também pediu mais informações ao PGR Augusto Aras, chefe de Deltan, e notificou o corregedor-geral do MPF.

Com UOL e blog do Esmael.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário