
A Secretaria de Saúde de Barreiras registrou na noite desta segunda-feira, 20, o 12º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no Hospital Central.
A paciente do sexo feminino, de 54 anos, estava internada desde o dia 17 de julho no Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, e foi transferida nesta segunda-feira para o Hospital Central, apesar de todo o empenho e dedicação da equipe médica, não resistiu e veio a óbito.
Hoje foram identificados 106 (cento e seis) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 57 (cinquenta sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 e 86 anos e 49 (quarenta e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 19 e 97 anos.
A Secretaria da Saúde informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 73 (setenta e três) resultados, sendo que 11 (onze) testaram negativo e 62 (sessenta e dois) testaram positivo.
Os 62 (sessenta e dois) casos que testaram positivo, trata-se de 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 18 e 83 anos. Destas, 26 (vinte e seis) são sintomáticas, sendo 20 (vinte) profissionais de saúde, 10 (dez) tiveram contato com casos confirmados, sendo 08 (oito) profissionais de saúde e 08 (oito) preencheram os requisitos para coleta, destas, 02 (duas) profissionais de saúde e 01 (uma) evoluiu para óbito. E 17 (dezessete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 64 anos. Destes, 10 (dez) são sintomáticos, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 06 (seis) preencheram os requisitos para coleta, sendo 03 (três) profissionais de saúde. Dos 62 (sessenta e dois) casos positivos, 07 (sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 338 (trezentos e trinta e oito) que aguardavam resultado.
Barreiras contabiliza hoje 5.732 (cinco mil setecentos e trinta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.340 (mil trezentos e quarenta) casos descartados, cujos resultados foram negativos.
Luís Eduardo Magalhães.
O município registrou hoje mais 14 casos confirmados de contaminação. Os casos se referem a onze pacientes do gênero masculino, entre 25 e 63 anos e três pacientes do gênero feminino, entre 28 e 36 anos. Segundo relatório da Secretaria da Saúde, os casos confirmados são frutos de contaminação comunitária, pois não foram identificados contatos dos pacientes com outros infectados.

Autor: jornaloexpresso
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso